domingo, 17 de fevereiro de 2013

ÓDIO[1977](VERSÃO DO DIRETOR REMASTERIZADA,EXCLUSIVA)

ÓDIO[1977](VERSÃO DO DIRETOR REMASTERIZADA,EXCLUSIVA)



Sinopse:

O advogado Roberto, após assistir o massacre de seus pais, de sua irmã pequena e da empregada por quatro assaltantes - Nestor, Geraldão, Souza e Carvão -, vê ruir na prática a tese que defendia de que não existem criminosos, e sim crimes. Obcecado pelo ódio e pelo desejo de vingança, abandona a carreira e afasta-se de Clarisse, sua noiva, para se entregar inteiramente à perseguição dos criminosos. Sucessivamente, provoca a morte de cada um deles. Em meio a tanta violência, Roberto recorre a Clarisse, que o recolhe e ampara. Mas a própria violência que o protagonista combatia acaba por contaminá-lo.
105 min
Drama, Nacional, Policial


CRITICA
“Ódio”, filme de 1977, dirigido e atuado por Mossy, talvez seja o maior deles. “Ódio” não se trata de um filme policial violento. Ele, na realidade, subverte o que seja o modelo deste tipo de gênero, para criar uma espécie de “supra-violência” – tão inacreditável do ponto de vista ficcional, que chega a parecer em certos trechos um documentário em câmera aberta.

Roberto (Mossy) é um advogado, que ao visitar sua família no interior do estado do Rio chega na hora errada e acompanha a chacina dos parentes por funcionários da fazenda onde viviam. Por um descuido dos bandidos, é o único sobrevivente. Depois de longo período de convalescência, decide se vingar, e tal qual um Charles Bronson carioca sai em busca de cada um dos assassinos. O filme tem um fim óbvio, mas o importante não é a história contada, e sim a maneira brutal que o diretor escolheu para contá-la.

A chacina da família de Roberto é mostrada em detalhes, não detalhes de violência gráfica, parte integrante de qualquer thriller, mas uma tensão psicológica como poucas vezes se viu no cinema mundial. São quinze minutos initerruptos de gritaria, tortura e sadismo, lembrando em certos momentos o melhor cinema de Sam Peckinpah ou o clássico de Wes Craven, “Last house on the left”. A diferença é que o cinema de Mossy fala nossa língua – e isso incomoda e aterroriza muito mais.

As atuações são primorosas e, por muito menos, em Hollywood se presenteiam diretores e atores com o Oscar. Mossy não fez sua melhor performance como ator – devia estar possuído, dirigindo –, pois Atila Iório, Celso Faria, Ivan de Almeida e Jotta Barroso roubam a cena no papel dos bandidos. Cada um deles, depois do assalto e da chacina, encontra um rumo torto para seu destino. A demonstração da vida inútil e desgraçada desses homens, após o intento bestial, merecia uma reflexão sociológica séria; igualmente a amizade entre Roberto, Toninho e Diva – um jovem marginalizado que o acolhe e uma lutadora de boxe que se apaixona pelo advogado vingador.

Na trilha sonora, outro chocante achado. De um disco do compositor francês chamado Saint Preux, “Concerto pour une voix” de 1969, foram extraídas várias seqüências de ambientação, tendo o conhecidíssimo tema principal homônimo como guia. A construção psicológica dos personagens, por trás da miséria deprimente de suas vidas, também se mostra sutil, quase inesquecível.


ATENÇÃO!: ESTA É UMA VERSÃO REMASTERIZADA COM IMAGEM HD,INÉDITO NA REDE

Direção:
Carlo Mossy
Roteiro:
Carlo Mossy, Ismar Porto, Sanin Cherques
Elenco: Átila Iório (Geraldão)
Carlo Mossy (Roberto)
Celso Faria (Nestor)
Cléa Simões
Fátima Freire (Clarisse)
Fernando Reski
Francisco Dantas (Advogado)
Heloísa Helena (Rosa)
Jaime Barcellos (Mário)
Wilson Grey
Produtores:
Bernardo Goldzzal, Carlo Mossy
Países de Origem:
Brasil
Estreia Mundial: 1977
Estreia Brasil: 1977

PARTE1
PARTE2
PARTE3
PARTE4
PARTE5
PARTE6
PARTE7
PARTE8
PARTE9
PARTE10
PARTE11
PARTE12
PARTE13
PARTE14
PARTE15

Links alternativos 4SHARED!
https://www.4shared.com/rar/WFaw-wb8/dioremasterizadopart01.html
https://www.4shared.com/rar/eZOV3K9y/DIOREMASTERIZADOpart02.html
https://www.4shared.com/rar/IduSxW8q/DIOREMASTERIZADOpart03.html
https://www.4shared.com/rar/iHvyQPNL/DIOREMASTERIZADOpart04.html
https://www.4shared.com/rar/wdhsPcw1/DIOREMASTERIZADOpart05.html
https://www.4shared.com/rar/jKanWCex/DIOREMASTERIZADOpart06.html
https://www.4shared.com/rar/XO3WOtnf/DIOREMASTERIZADOpart07.html
https://www.4shared.com/rar/cnbjKrdK/DIOREMASTERIZADOpart08.html
https://www.4shared.com/rar/b639kzGD/DIOREMASTERIZADOpart09.html
https://www.4shared.com/rar/CbggcAIR/DIOREMASTERIZADOpart10.html
https://www.4shared.com/rar/_N0PrsBV/DIOREMASTERIZADOpart11.html
https://www.4shared.com/rar/tDZnJo0Z/DIOREMASTERIZADOpart12.html
https://www.4shared.com/rar/yiG-iwaT/DIOREMASTERIZADOpart13.html
https://www.4shared.com/rar/3Jnvd61R/DIOREMASTERIZADOpart14.html
 https://www.4shared.com/rar/7kDf3-X4/dioremasterizadopart15.html

Um filme  que vale muito a pena ser visto mesmo que um remake ja esteja a caminho pela batuta de Luiz Rangel[Réquiem para Laura Martin]
Canal no youtbe sobre a produção
http://www.youtube.com/user/cinebr/videos?query=odio
Um triunfo nao so do cinema BR,mas do cinema mundial.

2 comentários: