DOWNLOAD
Ziraldo em Profissão Cartunista
Ao pensarmos em mestres cartunistas no Brasil, Ziraldo certamente é o nome na linha de frente. Referência e formador de tantos discípulos, estimulou com sua obra, várias gerações de artistas. Nenhum outro artista do meio no Brasil foi tão influente com seu traço em tantas áreas profissionais.O documentário começou a ser produzido em 2001 e chegou a seu formato final em 2004. Estreou na antiga Rede Sesc Senac de televisão em dois episódios de 53 minutos em 2003. Em 2004, teve sua versão para o cinema de 104 minutos exibida no Festival do Rio. No ano seguinte, fez um circuito cultural nos cinemas do Grupo Estação, participando do Projeto Cine-Escola. Sua distribuição em DVD já está contratada pela Rob Digital e deverá sair em breve.
Além do licenciamento do uso da arte de Ziraldo, a Scriptorium obteve autorização para pesquisa e utilização do arquivo pessoal do autor para produzir os animatuns que sempre ilustram a série. Desde setembro de 2001, quando a Scriptorium assinou o contrato com Ziraldo para realizar este documentário, conseguiu reunir de forma inédita um precioso material: publicações, filmes, fotografias, originais e documentos de uma obra inacreditavelmente vasta, além de vários depoimentos colhidos no ano de 2002 nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
Ziraldo: Profissão Cartunista mostra o artista já veterano, em seu aniversário de 70 anos, fazendo pela primeira vez uma reflexão sobre sua obra, e ainda mostrará seus novos projetos e sua intensa atividade em seu estúdio. Mais uma vez a série Profissão Cartunista é testemunha do momento de criação do artista que retrata.
Sinopse dos episódios:
1° Episódio: Nascido em Caratinga em 1932, cidade do interior de Minas, o documentário narra na voz de Ziraldo, e de outros 25 entrevistados, episódios de sua infância. Mostra seus cadernos de desenho, ainda inéditos, fala sobre as influências que o levaram a buscar os quadrinhos e o desenho como caminho profissional. Sua formação e primeiras publicações, a turma de amigos que se fundem com a criação de seus personagens. O casamento, a vinda para o Rio de Janeiro trabalhando na Revista O Cruzeiro, a criação do Pererê, primeira revista em quadrinhos de autor nacional publicada no Brasil e seu fim com o golpe militar. O imenso painel que pintou no Canecão (180 m2) que seria posteriormente destruído e recriado em 2001 para o Salão de Piracicaba, seus primeiros trabalhos internacionais, o Oscar do humor (prêmio em Bruxelas) com os astronautas evidenciando o fascínio do Homem no espaço, o livro Flicts culminando com a chegada do Homem na Lua em 1969.2° Episódio: A fundação do jornal O Pasquim em 1969, tablóide semanal que influenciaria toda a imprensa nacional e se refletiria na revolução dos costumes da época. A censura, as prisões, a luta e a conquista da Anistia. Os vinte anos como principal cartunista do Jornal do Brasil, o trabalho na Revista Visão, a criação de personagens: Jeremias o Bom, a Supermãe, o Mineirinho como contraponto a seu trabalho político. Seu trabalho como cartazista do Cinema Novo, do Cinema Sexy, da Feira da Providência, suas campanhas e concursos. Na televisão, como entrevistador na TV Tupi e na TVE. Incursões no cinema, na literatura e finalmente a volta para o universo infantil com a criação do Menino Maluquinho, recorde de vendas entre os livros infantis. A criação de todo um universo infantil a partir daí.
Neste episódio o documentário mostra um bloco inteiro com o mestre desenhando na prancheta (criando a capa do tablóide O Pasquim 21), falando de suas técnicas, sua paleta de cores e mostrando como funcionam seus estúdios. A morte da esposa com quem viveu durante 50 anos e como isso afetou sua vida. O desfile da Escola de Samba do qual foi tema do Enredo no ano de 2003 em SP. Seu trabalho como educador, as viagens pelo país e a luta contínua por um Brasil melhor, difundindo a leitura nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário