domingo, 21 de dezembro de 2014

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Rogério Sganzerla


 
O universo da cultura pop sempre esteve presente no ciclo de filmes do cinema marginal, nas músicas, nos letreiros, roupas, falas.
Neste curta-metragem de 10 minutos, o cineasta Sganzerla, em seu segundo filme, explora o universo das páginas do quadrinhos, contando a história e a evolução das HQs, dos grandes personagens como Flash Gordon e Tarzan, até os primeiros exemplares publicados no Brasil no inicio do século passado.
Sganzerla usa da técnica quadro a quadro, table top, linguagem própria dos quadrinhos.
Filme didático produzido com a colaboração de Alvaro Moya, fanático pelo assunto.
Adorei saber que as espaçonaves presentes nas HQs de Flash Gordon inspiraram a NASA na formulação dos foguetes.

DOWNLOAD

FONTE


Rogério Sganzerla

  Rogério Sganzerla (Joaçaba, SC, 04 de maio de 1946São Paulo, 9 de janeiro de 2004) foi um cineasta brasileiro.

É mais lembrado pelo filme O Bandido da Luz Vermelha, de 1968. Mas dirigiu várias outras obras ousadas, como A Mulher de Todos (1969), Sem Essa Aranha (1970), Tudo É Brasil (1997) e O Signo do Caos (2003), entre outras.
O diretor não filmou pouco, mas teve uma carreira intermitente. A impossibilidade de filmar é uma marca em sua trajetória - talvez por isso sua admiração pelo projeto boicotado de Orson Welles no Brasil, sobre o qual realizou quatro obras.

 

Biografia

Desde cedo, Sganzerla manifestou sua vocação para o cinema. Casou-se com sua própria musa do cinema (a atriz Helena Ignez), viveu para o cinema e fez cinema até os últimos dias de sua vida.
De natureza intelectual, leitor e escritor precoce, formado desde a adolescência na leitura de diversas tradições artísticas e de vanguardas mundiais.
Antes de começar sua produção cinematográfica, escreveu para o jornal O Estado de S. Paulo, sempre sobre cinema. Em 1967 realizou seu primeiro curta-metragem intitulado Documentário. E em 1968 seu primeiro longa-metragem foi rodado, o consagrado O Bandido da Luz Vermelha.
A partir daí realizou uma notória carreira como diretor de cinema, sempre buscando a ruptura da lógica dramática.
Em 1970 fundou a produtora Bel-Air, junto com Júlio Bressane. Com direção de Rogério, a produtora foi responsável pelos filmes Copacabana Mon Amour e Sem essa aranha.
Sganzerla utilizava o subdesenvolvimento como elemento de linguagem.
Estou buscando aquilo que o povo brasileiro espera de nós desde a chanchada: fazer do cinema brasileiro o pior do mundo”
Em Jornal do Brasil, 1969
Morreu em 2004, devido a um tumor no cérebro, pouco tempo após realizar O signo do caos e sem realizar um sonho: refilmar seu clássico O bandido da luz vermelha, com Alexandre Borges no elenco.
Agora seria em cores, menos intelectualizado, mais pop, mais gibi, e com atores globais no elenco. O Alexandre Borges seria perfeito para fazer o bandido
Em: O Globo, 1998
Sganzerla deixou ainda como legado o roteiro para a continuação do filme O Bandido da Luz Vermelha, com o título Luz nas Trevas – A revolta de Luz vermelha. O filme veio ao público através da direção de Helena Ignez e Ícaro Martins. No elenco, Ney Matogrosso como o próprio Luz.

IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário